sexta-feira, 25 de julho de 2014

[OPINIÃO] Hoje é melhor do que para sempre - S. D. Gold

Como feminista e liberal, vejo este género literário como uma manifestação de poder feminino, numa sociedade onde muitos preconceitos ainda predominam e onde a sexualidade continua a ser uma questão de género. O que é socialmente condenável para um género – o feminino, claro – é muitas vezes aceite e reforçado no outro género.

Para mim, a literatura erótica, apesar da sua história passada, hoje é apreciada essencialmente e escrita por mulheres. Esta descoberta tem levado à quebra de muitos estereótipos e tabus. Actualmente, sexo é algo que está muito mais presente, é falado de uma forma muito mais aberta e permite que ambos os géneros tenham uma maior comunicação acerca do mesmo.

Na minha opinião, o crescendo de literatura erótica tem estimulado a este desenvolvimento da mentalidade global assim como, este género literário só pôde ser aceite, porque a sociedade também já estava preparada para tal.

Falando do livro em questão, este poderia quase ser retratado como uma compilação de fantasias eróticas. Quem sabe, uma forma de a autora vivenciar as mesmas num imaginário mais próximo ao real? Claro, isto não passa de especulação mas é o que eu senti ao ler o romance de estreia da autora portuguesa que assina por S. D. Gold.

Ao longo do livro, acompanhamos algumas das descobertas sexuais dos dois protagonistas, juntos e separados. Viviane, a personagem principal, é uma mulher com uma carreira de sucesso e um cargo de poder, com uma vida independente, que não se agarra ao convencional e que procura viver ao máximo. E é nessa procura que encontra Maxwell, um homem capaz de lhe proporcionar a liberdade sexual que anseia e os sentimentos que mais deseja.

Como o título sugere, esta não é uma história de felizes para sempre, mas sim uma história de procura da felicidade do momento, de aproveitar o agora, o hoje. Apesar de talvez não ser tão romântica, é bem mais realista e, este tipo de pensamento – “carpe diem” – é o que nos pode levar a uma maior satisfação.

Com uma leitura fácil e uma escrita inteligente é para mim um livro que explora os limites do desejo e paixão e ultrapassa os ideais do convencional no amor. Incluindo sensualidade e sexualidade em meras 220 páginas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário