quarta-feira, 30 de abril de 2014

[OPINIÃO] Na Noite em que Morri - Tiago Gonçalves

Opinão:
Com este conto, Tiago Gonçalves revela uma escrita elaborada e inteligente. Num texto que vai alternando ao longo do tempo e que resume uma estória que podia ser muito maior e prolongar-se longas páginas.
O tema é pesado, fala de morte, assassinato, vingança e sentimentos muito negativos. Apelando constantemente à compulsão do personagem principal de fazer justiça pelas próprias mãos, após um terrível homicídio.
Esta personagem, que nunca é nomeada ao longo da narrativa, acaba por ficar um pouco simplificada. Pouco fica a ser conhecido sobre o mesmo para além das suas motivações em vingar o amigo assassinado.  
Narrado na primeira pessoa, esta é uma alegoria sobre o bem o e o mal, como é fácil justificarmos as nossas acções tendo em conta as de outros e por ter uma finalidade maior – vitória do bem sobre o mal, mesmo que para tal o que façamos seja incorrecto. E, também, sobre justiça, a necessidade de equilíbrio e igualdade de que o ser humano carece.
Sendo um conto tão curto não existe muito mais que possa escrever sobre este, realço apenas que esta deve ser uma leitura que leve o leitor a reflectir posteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário