quinta-feira, 20 de março de 2014

[OPINIÃO] Cormoran Strike #1 Quando o Cuco Chama - Robert Galbraith

Opinião:
Quando o Cuco Chama é o primeiro policial de J. K. Rowling sob o pseudónimo de Robert Galbraith e o primeiro livro que leio da autora. Apesar de ter seguido os filmes de Harry Potter desde pequena, nunca tive interesse em ler os livros e quando ainda criança comecei a ler o primeiro volume da série esta não me cativou. Quem sabe fosse pela idade e agora já se revelariam mais apelativos. De qualquer forma, quando fui seleccionada pelos Embaixadores para a companha deste livro e recebi o exemplar em casa considerei de imediato ler a obra. 

Como devem já ter percebido pelo conteúdo e título do blogue, o meu género favorito não são realmente os policiais e este livro como tal não estava na minha mais alta estima. Pode ser preconceito meu mas acho que os policiais são sempre muito parecidos entre si e não me trazem realmente grandes emoções nem nada de novo. Digo isto com plena consciência de que não sou nenhuma expert no assunto e só li ainda um número muito limitado de literatura desta ordem.

Focando então em Quando o Cuco Chama, esta obra conta com a presença do Investigador Privado Comoran Strike. Um detective à beira da ruína que é contratado para investigar a morte de uma modelo. Este aceita o caso apesar de a morte da jovem – Luna – ter sido considerada suicídio. Com isto, recebe o suficiente do irmão da vítima para se manter financeiramente.

Comoran Strike é uma personagem que à partida não se revela muito apelativa, tendo em conta a descrição que lhe é feita. Logo no início pela aparência física: “O reflexo que o olhava não era bonito. Strike tinha a testa alta e protuberante, nariz largo e sobrancelhas grossas de um jovem Beethoven dedicado ao pugilismo, aparência realçada pelo inchaço do olho roxo. Graças ao cabelo grosso e encaracolado, (…). Ele parecia ter mais do que os 35 anos que realmente tinha.” e, mais à frente, com as características psicológicas que vai revelando, nomeadamente aquando às suas atitudes e pensamentos. Mas, apesar de tudo, vai ganhando a simpatia dos leitores com o decorrer da história.

No início da trama Strike contrata uma secretária temporária que acaba por o ajudar a organizar novamente a sua vida e com investigação do caso. Robin é uma figura estável e constante que transmite ao investigador apoio e auxílio tanto nas suas funções como empregada mas igualmente como amiga e até colega.

Tendo lugar em Inglaterra, este é um policial que trata temas como o racismo, os consumos, os exageros dos paparazzi e os preconceitos. Todos os anteriores aplicados a Luna e muitos podendo ser revistos em diversas personagens.


Estreante neste género, J. K. Rowling revela-se realmente versátil e com esta obra tão interessante volta a cativar o público. Não se ficando por aqui, Comoran Strike vai ser o protagonista de vários livros da escritora e esta série conta com o segundo volume em Portugal ainda este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário