quarta-feira, 19 de março de 2014

[LIDO + OPINIÃO] O Jardim Químico #1 e #2 - Lauren DeStefano

Título: Raptada
Autor: Lauren DeStefano
Série: O Jardim Químico - Livro I
Páginas: 256
Editor: Editorial Planeta
 
Sinopse: Graças à ciência moderna, todos os recém-nascidos são bombas-relógio genéticas - os homens só vivem até aos vinte e cinco anos e as mulheres até aos vinte. Neste cenário desolador, as raparigas são raptadas e forçadas a casamentos polígamos para que a raça humana não desapareça. Levada pelos Colectores para se casar à força, Rhine Ellery, uma rapariga de dezasseis anos entra num mundo de riqueza e privilégio. Apesar do amor genuíno do marido Linden e da amizade relativa das suas irmãs-esposas, Rhine só pensa numa coisa: fugir, encontrar o irmão gémeo e voltar para casa.
Mas a liberdade não é o único problema. O excêntrico pai de Linden está decidido a encontrar um antídoto para o vírus genético que está prestes a levar-lhe o filho e usa cadáveres nas suas experiências. Com a ajuda de um criado, Gabriel, pelo qual se sente perigosamente atraída, Rhine tenta fugir no limitado tempo que lhe resta.
 
 
 
 Título: Delírio
Autor: Lauren DeStefano
Série: O Jardim Químico - Livro II
Páginas: 232
Editor: Editorial Planeta
 
Sinopse: Rhine e Gabriel fugiram da mansão, mas o perigo nunca ficou para trás.
Para Rhine de dezassete anos, a arriscada fuga do casamento polígamo parece ser o princípio do fim. A evasão leva Rhine e Gabriel a uma armadilha sob a forma de uma feira popular, cuja dona mantém várias raparigas prisioneiras, Rhine acaba de fugir de uma prisão dourada para se meter noutra ainda pior.
A jovem acaba por percorrer um cenário tão sombrio como o que deixou há um ano - que reflecte os seus sentimentos de medo, desespero e desesperança.
Com Gabriel a seu lado está decidida a chegar a Manhattan para se encontrarem com Rowan, o irmão gémeo, mas a viagem é longa e perigosa e o que Rhine espera que seja uma segurança relativa revelar-se-á muito diferente.
Num mundo onde as raparigas só vivem até aos vinte anos e os rapazes até aos vinte e cinco, o tempo é precioso e Rhine não tem como escapar nem iludir o excêntrico sogro Vaughn, que está determinado a levá-la de novo para a mansão... a todo o custo.
Nesta sequela de Raptada, a heroína tem de decidir se a liberdade vale a pena, pois tem mais a perder do que nunca.
 
 
Opinião:
Neste romance distópico, Lauren DeStefano traz-nos a história de Rhine, uma adolescente condenada pela biologia e pela sociedade. Vivendo num mundo futurista em que com a ciência actual os seus pais e os da mesma geração destes foram vacinados prevenindo a morte por doença, Rhine, o seu irmão e todos os que nasceram dessa geração vêem ao mundo sentenciados a uma morte precoce. Todas a raparigas morem aos 20 anos de idade e os rapazes aos 25.

Com isto, começam a surgir Colectores que raptam raparigas para assim, as poderem vender a homens que desfrutam de casamentos polígamos, sob o pretexto de preservar a raça humana. Rhine torna-se uma delas e juntamente com duas outras jovens passam a ser irmãs-esposas de Linden.

Linden é uma personagem melancólica e carinhosa que rapidamente se interessa afectivamente por Rhine mas, esta, não se resigna ao papel a que foi forçada e luta para fugir e voltar para casa para o irmão. Com este intuito conta com a ajuda de Gabriel um empregado da mansão de Linden com o qual partilha uma atracção.

Nesta equação surge o pai de Linden, que disposto a qualquer coisa para salvar o filho da morte precoce, leva a cabo experiências em cadáveres para descobrir uma cura para o vírus mortal.

Adoro este género de livro, especialmente quando são tão bem elaborados como Raptada e Delírio e esperemos Sever em breve. Sou uma leitora viciada em livros tanto históricos como futuristas, costumo dizer que nasci no século errado porque realmente amo histórias que se passam em épocas distintas da actual.

A trilogia Jardim Químico constrói uma sociedade tão distinta e ao mesmo tempo tão semelhante à nossa. Pois, apesar de todas as diferenças óbvias, perante um problema recente as pessoas agem como sempre agiram ao longo dos séculos. Umas lutam pela sobrevivência e pelas suas crenças, outros desistem e outros aproveitam-se dos mais fracos e desprotegidos.

A todos estes ingredientes para um bom livro junta-se ainda uma componente romântica, em especial o triângulo amoroso entre Linden, Rhine e Gabriel. Como aconteceu nos livros da série Jogos da Fome a resolução deste problema é deixada até ao fim, pois Rhine como Katniss não se foca prioritariamente em romances e namoros e não nos esclarece desde o começo por qual dos dois jovens é realmente apaixonada. Devo dizer que esta é a principal descoberta que anseio fazer com o próximo volume e, apesar de gostar muito de Gabriel e de todos os erros de Linden, tenho um carinho especial por este último e, a menos que em Sever ocorra algo em contrário, gostava que a Rhine ficasse com o seu marido.

Raptada foi o romance de estreia de Lauren DeStefano e devo dizer que um começo maravilhoso, digo-o não só como opinião pessoal mas também pelas vendas e críticas que a autora tem recebido. Delírio conseguiu igualmente surpreender e cativar. Recomendo que só leiam estes livros quando o 3º volume for publicado e dispuserem de tempo para ler a trilogia toda de seguida pois, os livros são muito bons e terminam sempre em suspense. A espera entre as publicações é realmente angustiante.
 
 
As capas originais desta trilogia são maravilhosas! Reparem só o simbolismo dos objectos, em especial do pássaro:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário